Começou o ano

Dizem os ESPECIALISTAS na vagabundagem que o ano só começa depois do Carnaval. Pois bem, desde lá o Caxias e o Novo Hamburgo chutaram bundas, calaram bocas e fizeram uma final interiorana da Taça Piratini, um sonho TODACANCHERO ensandecido. E pra quem achava que o ápice da história já havia chegado, preparem seus VENTRÍCULOS porque, amigos, isso era só o PRÓLOGO para a parte boa do ano, que começa HOJE com o início da Taça Farroupilha e da eterna SEGUNDONA, agora tucanada para “Divisão de Acesso. E já na próxima quarta-feira começa também a Copa do Brasil, com dois representantes gaúchos (Juventude e Sapucaiense). Vamos por partes.

TAÇA FARROUPILHA:

A segunda parte do Gauchão acariocado começa hoje, quase sem tempo pra descanso MENTAL após a linda final protagonizada por anilados e grenás, com quase todos os clubes lutando arduamente por sua VIDA. Embora a imprensa gaúcha se preocupe apenas com construtoras e qual de seus clubes chegará a final (não aprenderam nada), assistiremos no próximo mês situações como a do Novo Hamburgo, vice-campeão da Piratini. O clube, que desde o início focou-se em garantir uma vaga na Série D, batalha na qual se encontra PONTEANDO, sofrerá com a perda do título em casa, ou continuará sua caminhada sem problemas, podendo também chegar a uma nova final? E o Caxias, poupará e treinará seu time para a grande decisão, ou entrará com tudo nos gramados pampeanos buscando definir logo o CERTAME, correndo os riscos trazidos À GARUPA por essa decisão?

Porém, os outros times também terão de VIRAR-SE. O Lajeadense, por exemplo, que perdeu alguns jogadores como Tales e Tatá, terá de encerrar sua MALA RACHA de 5 jogos sem vitória pra poder voltar a sonhar com vôos maiores, como era previsto em janeiro. Já o Pelotas, antes favorito e que no fim nem se classificou às finais graças a seu péssimo início de campeonato, poderá agorar recomeçar do zero, após um grande período de treinamentos e de recuperação para os seus milhares de jogadores que estiveram lesionados até aqui. Mesma chance que terá o Cruzeiro, melhor time do Gauchão EM CAMPO, que agora começará a contar seus pontos do ZERO, não mais subtraindo judicialmente seis tentos, o que lhe custou a classificação no PIRATINÃO.

E, na parte de baixo em que o Canoas já selou seu nebuloso destino, o Ypiranga terá de fazer uma campanha PERFEITA para não acompanhar os canoenses na carona do avião a despencar. Com míseros 3 pontos, o Canarinho, que se reforçou e mostrou um futebol muito digno nas últimas rodadas, terá de começar a contar com a sorte e emplacar, pelo menos, uns 12 pontos nos 21 que ainda tem a disputar pra se manter no Gauchão no ano que vem. Isso, claro, se contar com a ajuda do Santa Cruz, do reforçado Avenida, do em péssima fase Cerâmica ou dos magistrados Anti-Cruzeiro.

Tudo isso a partir de hoje, com total cobertura desse lindo blog que vos escreve.

Sábado, 03/03

18h30 – Avenida x Caxias

20h30 – São José x Lajeadense

21h – Inter x Ypiranga

Domingo, 04/03

16h – Cerâmica x Grêmio

17h – Novo Hamburgo x Cruzeiro

18h30 – Juventude x Canoas

19h – São Luiz x Santa Cruz e Veranópolis x Pelotas

DIVISÃO DE ACESSO

A novidade no bolicho é que hoje começa também a nossa amada SEGUNDONA, ainda que com outro nome. Dessa vez muito diferente, com apenas 20 times divididos em dois grupos de 10, dos quais seis se classificam pra próxima fase. Um limite nos participantes que acabou jogando os tradicionais rivais Guarany e Bagé, além de Aimoré, Gaúcho, Atlético Carazinho, Garibaldi e Três Passos para a nova 3ª divisão, que herdará o nome da Segundona e que ninguém ainda sabe como será disputada.

Nenhum guia ou aposta será feito, pois infelizmente não temos NENHUM representante de times da Divisão de Acesso ainda no blog, e preferimos não falar a dizer besteira. (Quer mudar esse cenário? Manda um email pra gente, no todacanchars@gmail.com, e começa a escrever sobre seu time) Mas, como todo ano, o grande favorito ao acesso é o Brasil de Pelotas, seguido por Brasil de Farroupilha, São Paulo, Glória e Passo Fundo. O que, quase invariavelmente, é um sinal de que nenhum deles subirá, conhecendo a TRAIÇOEIRICE da divisão inferior gaúcha. Além disso, SEIS esquadras, três por grupo, serão rebaixadas pra terceira divisão de 2013. Ou seja, PURA CARNIFICINA.

Na primeira fase, os times jogam dentro de seu grupo, em turno e returno. Como já dito, seis se classificam e três são rebaixadas por grupo. Depois, na segunda fase, os doze remanescentes serao divididos em dois HEXAGONAIS, novamente disputados em turno e returno, agora classificando duas equipes cada um. Por fim, os quatro ainda vivos jogarão entre si, em turno e returno, de onde sairão os dois felizardos clubes que subirão para o Gauchão em 2013, e que disputarão uma final em ida e volta pra decidir o campeão dessa pouca vergonha toda.

Grupos:

I – São Paulo, Rio Grande, Brasil – PEL, Farroupilha, Inter, Riograndense, 14 de Julho, Guarani – VA, Guarany – CAM, Riopardense

II – Sapucaiense, Esportivo, Glória, Brasil – FAR, Santo Ângelo, Passo Fundo, Panambi, Milan, União – FW, Juventus

Pra melhorar tudo, a primeira rodada ainda reserva os CONFRONTOS REGIONAIS, garantindo logo de largada uma série de clássicos.

Sábado, 03/03

19h – 14 de Julho x Guarany – CAM

Domingo, 04/03

15h30 – Brasil – FA x Esportivo, Farroupilha x Brasil – PEL, Riopardense x Guarani – VA, Glória x Sapucaiense, União – FW x Passo Fundo

16h – Inter x Riograndense

19h – São Paulo x Rio Grande, Santo Ângelo x Milan, Panambi x Juventus

COPA DO BRASIL

Pra encerrar, no meio da semana começa também a copa nacional, onde infelizmente não esperamos grande sucesso das esquadras gaúchas, embora o Juventude ainda possa – e DEVE! – calar nossa boca. Mas sobre isso ainda devem vir novos textos nos próximos dias.

Quarta, 07/03

20h30 – Operário (PR) x Juventude

Quarta, 14/03

19h30 – Sapucaiense x Ponte Preta, no Passo d’Areia, em Porto Alegre.

CURTAM ESSA VIBE DOIDA,

Guilherme Daroit

Publicado em FGF, Gauchão 2012. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *