Gandula no futebol: qual o seu dever?

Seguindo com a ENVEREDADA do Toda Cancha pelo mundo da arbitragem, segue a mais recente contribuição do nosso árbitro Marco Serpa sobre os temas relativos ao meio.

Nos últimos dias, não se fala em outro assunto que não seja a figura do gandula de futebol.  Até onde ele pode interferir em uma partida?  O que lhe compete?  Essas perguntas são fáceis de ser respondidas: ele deve repor a bola com rapidez, para ambas as equipes, e só.  Caso contrário, RUA.

Sou do tempo em que os gandulas eram a gurizadinha das categorias de base de seus clubes.  Isso me faz lembrar do meu tempo de MIRIM no C.E. Aimoré, de São Leopoldo, quando éramos recrutados para trabalhar em jogos da equipe profissional e ficávamos LOUCOS DE FACEIROS pela oportunidade de estar no meio daquele cenário no qual um dia sonhávamos estar como jogadores profissionais de futebol.

Porém, hoje, a história é completamente diferente.  Clubes contratam MARMANJOS que se julgam profissionais do esporte e até participam de treinos, em jogadas ensaiadas.  Isso quando não são manchetes como agressores, por impedirem um gol e por aí vai.  E nada acontece.

Na minha opinião, a solução para esse assunto deve vir de cima, das federações, e com punições sérias aos clubes que se utilizam deste tipo de expediente.  Mas cabe também ao árbitro coibir esse tipo de atitude anti-desportiva.

Por outro lado, não poderia deixar de falar em Márcio Chagas, árbitro do Grenal que decidiu o segundo turno do campeonato. Ele foi bem, não interferiu no resultado da partida, mas cometeu um erro importante para nós árbitros.  Diante de inúmeros holofotes, lugar comum nesse tipo de jogo, por dois momentos o jogador Guiñazu quase bateu no árbitro e nada aconteceu.  Podem ter certeza que esse fato repercutiu internamente na comissão de arbitragem da FGF.

Me cobrem se no jogo entre Caxias e Internacional o atleta colorado não for vigiado de perto por quem for o árbitro da partida.

Por Marco Serpa (@arbitroserpa).

Publicado em Arbitragem, Gauchão 2012. ligação permanente.

3 Respostas a Gandula no futebol: qual o seu dever?

  1. beretta diz:

    Concordo que o Guiñazu merecia o amarelo, mas levar algo de um jogo pra outro não seria anti-desportividade da ARBITRAGEM, nesse caso?

  2. Giovani diz:

    Recado dado, agora Guiñazu esta na alça de mira da arbitragem.

  3. Marco Serpa diz:

    Se o Guiñazu tiver a mesma atitude, com certeza a arbitragem não irá errar duas vezes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *