Mano Lima – A identidade viva do gaúcho e do brasileiro

Nessa sexta-feira o Toda Cancha dá início a mais uma série de textos e vídeos que compõem e constroem ao blog. De modo a divulgar a cultura do Rio Grande do Sul, Douglas Beretta achou no Youtube uma senhora entrevista de Giovani Lima, da TV Ronda Gaúcha, com o cantor nativista Mano Lima.

Natural de Itaqui e assentado em São Borja, Mano Lima já compôs dezenas de músicas nativistas, contando a história do gaúcho,  sua lida no campo e como foi forjada a ferro e fogo a identidade do Rio Grande do Sul.

Com sua ‘grossura’ típica e muito bom humor, Mano Lima é um dos artistas mais bem conceituados do Estado e dentro do movimento nativista. Nessa entrevista, dividida em seis partes, o cantor nos dá uma aula de história que poucas vezes tivemos a oportunidade de testemunhar nas escolas.

Chuleando churrasco com couro,
Equipe Toda Cancha

Publicado em Cultura gaúcha com as tags , , . ligação permanente.

14 Respostas a Mano Lima – A identidade viva do gaúcho e do brasileiro

  1. beretta diz:

    Maior entrevista possível.

  2. cassiano diz:

    muito bao

  3. vicente dias ribeiro diz:

    Mano Lima, é um dos maiores artista do RS, tem todos os trabalho de Mano Lima.

  4. Jorge Nunes diz:

    MANO LIMA QUE O PROTEJA E LHE DE MUITA SAÚDE PARA QUE NÓS POSSAMOS TER UM INCENTIVADOR NA DEFESA DA CULTURA GAÚCHA.
    PARABENS AO REPORTE GEOVANE LIMA PELA BRILHANTE MATÉRIA COM ESTE ICONE DO RIO GRANDE DO SUL.

    SALVE A REPUBLICA RIOGRANDESE QUE CANABARRO ENTREGOU EM LAGUNA AOS FEDERAIS.

  5. Jorge Nunes diz:

    MANO LIMA LENDA VIVA DO RIOGRANDE DO SUL, OS AMERICANOS ESTÃO DESGARRANDO O RIO GRANDE DO SUL COM A PLANTAÇÃO DE SOJA, A NOSSA CRIAÇÃO ESTA ACABANDO.

  6. Tiago Araujo diz:

    Mano Lima sempre dando show de humildade, civismo e humanidade. Que baita pessoa! Deve ser motivo de orgulho para todo brasileiro, gaúcho ou não, pois estamos diante de um defensor da nossa cultura, nossa origem. Sem origem ficamos perdidos neste mundão de consumismo e modismo, e como o próprio Mano disse:“Se nós não cuidarmos, vamos balançar e perderemos a nossa cultura”.

  7. Loveli diz:

    Mano Lima , adorei teu CD , Batendo Estribo !!!!! ouço sempre que dá um tempinho
    Abraço ! Desejo que tenhas um excelente ano

  8. sergio diz:

    COMO É FÁCIL APRENDER A ADMIRAR UM HOMEM QUE RESPEITA E AMA DEUS, TEM DEVOÇÃO PELA VIRGEM MARIA; CULTIVA E MATÉM VIVA AS TRADIÇÕES DO RIO GRANDE., ACREDITA NA FAMÍLIA , NA EDUCAÇÃO E NA UNIÃO COMO ESTEIO PARA ESTA NAÇÃO. AS MELHORES LIÇÕES DE VIDA SE APRENDE COM PESSOAS SIMPLES MAS EXPERIENTES. QUE DEUS TE ABENÇOE, E DÊ SAÚDE PARA CONTINUAR TRANSMITINDO ESTES SENTIMENTOS,

  9. Claudete Depner kettner diz:

    Oi, não é um comentário que gostaria de fazer, mas sim, estou em busca de um esclarecimento quanto a uma musica de Mano Lima, este grande cantor dos nossos pampas gaúcho: quando ele escreve…parecia uma tormenta cruzando em maçambará… esta se referindo que o cavalo passava por cima de capim maçambará? quem saber a respostra me envie por email. Obrigado.

  10. Rodolfo Vicenzi diz:

    SEM PALAVRAS… EMOCIONA ATE OS ~PELO DURO~…

    ESPERO UM DIA ENCONTRAR NEM QUE SEJA PARA UM APERTO DE MAO…

  11. maria herculano diz:

    mano lima sou mineira de ipatinga,ouço e vejo vc cantar todos os dias amo todas as suas cançoes e poesias!gostaria muito que vc fizesse um show aqui,mas o meu maior sonho e tirar uma foto com vc e meu marido , que tambem e gaucho de alecrim,a foto e um cd autografado por vc seria conhecer todo o rio grande do sul amamos vc!!!…maria herculano e luiz cesar gutjahr.que deus abençoe vc e sua familia hoje e sempre beijuuuuuuuuuuuuus

  12. Juceli Erminio Trombetta diz:

    Cada vez mais, Mano Lima representa a essência e tudo que tem de bom e verdadeiro no Rio Grande do Sul, o tradicionalismo se espelha em suas melodias, letras e palavras, irá marcar a História em nosso País. Pena ser um dos últimos, e essa é a preocupação, quem irá substitui-lo? Parabéns, seus atos condizem com suas palavras!

  13. Claudio Fontoura Dias diz:

    Grande apresentação no Ponche Verde da Canção Gaucha em Dom Pedrito, é a estirpe do Rio Grande, tenho orgulho deste Gaúcho.

  14. Pela primeira vez ouvi as musicas de Mano Lima, estava a pesquisar o Brasil e sem querer, fui à cidade Iguaí do estado da Baía e vi uma festa em Setembro, adorei a sua musica a poesia è linda.
    Quem me dá mais dicas ( informações). Obrigado a todos.
    Força MANO LIMA.
    Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *