NA BOCA DO TÚNEL – Final do Acesso: Passo Fundo x Esportivo (jogo de ida).

HOJE, ÀS 20 HORAS, NO VERMELHÃO DA SERRA, COMEÇA A LUTA FINAL NO ACESSO. O Esporte Clube Passo Fundo e o Clube Esportivo de Bento Gonçalves jogam a primeira partida pela taça do certame. Era o terceiro dia de março deste ano, quando VINTE clubes iniciaram os combates por DUAS vagas na elite do futebol gaúcho. Na primeira fase os times foram divididos em dois grupos com DEZ quadros cada, dos quais DOZE lograram classificação para a fase seguinte, seis em cada grupo; SEIS foram encaminhados para Segunda Divisão 2013, os três últimos de cada grupo; DOIS, um em cada chave, permaneceram no limbo campeiro, sem subir ou descer de divisão. Espia aqui a  classificação da primeira fase ao quadrangular do ENTREVERO 2012.

A SEGUNDA FASE foi composta por dois HEXAGONAIS, de onde saíram os integrantes do QUADRANGULAR FINAL. A essa altura o calendário já marcava o sétimo mês do ano e depois de 251 jogos, estavam previstos 252, mas Riograndense-SM e Brasil de Farroupilha foi cancelado na última rodada da segunda fase, SOBREVIVERAM o Alvi-azul Serrano e o Tricolor do Planalto Médio.

Os gols da última volta do Quadrangular Final do Acesso

OS DOIS FINALISTAS fizeram parte da chave 2, na primeira fase do campeonato. O ESPORTIVO somou 34 pontos e liderou o grupo. Com 32 pontos, o PASSO FUNDO obteve a segunda melhor campanha da chave. Com quatro derrotas cada, as duas equipes lideram um dos grupos de uma competição disputada palmo a palmo. Na segunda fase, o TIVO foi novamente o primeiro colocado, com 22 pontos, na chave 4. Por sua vez, o Galo Tricolor foi superado pelo União Frederiquense e só garantiu a vaga na última rodada da chave 3, ao bater o São Paulo de Rio Grande por 2 a 1, no Vermelhão. A essa altura o time da Serra já era tido como favorito ao acesso, enquanto os passo-fundenses não conseguiam ser regulares na competição.

O QUADRANGULAR FINAL foi liderado, até a quarta rodada, por Esportivo e União. O time de Frederico era um forte candidato à segunda vaga, mas as derrotas nos dois últimos jogos, por 2 a 0 em Passo Fundo e por 1 a 2 contra o Guarany de Camaquã, afastaram o time do Médio Alto Uruguai da elite do futebol gaúcho. A vaga se foi como um NAVIO que partirá rumo ao Caribe no volume máximo! Nessa altura o Passo Fundo ainda não tinha vencido, contando dois empates e duas derrotas no quadrangular. E como no hexagonal, o time do norte garantiu a vaga na primeira de 2013 na reta final, vencendo duas partidas em sequência.

SERÁ UM ENCONTRO EQUILIBRADO entre os de Luis Carlos Winck e os de José Ricardo Attolini. De um lado, o Esportivo ostenta a melhor campanha geral do ACESSO e a pecha de mais regular do certame. De outro, o Passo Fundo em crescimento na reta final e com vantagem nos confrontos diretos contra o time de Bento. As equipes se enfrentaram duas vezes na primeira fase, com vitória do Passo Fundo no Vermelhão e triunfo do Esportivo na Montanha. Os dois encontros cerraram 2 a 1 para o conjunto com mando de campo. No quadrangular final, o time da Capital Nacional da Literatura tem vantagem sobre a Polenta Mecânica, com uma igualdade em 2 a 2, como local, e uma vitória por 1 a 0, como visitante.

NOS DIABOS DO PLANALTO destacamos o habilidoso e eficiente nas bolas paradas Diego Miranda, o artilheiro da equipe na competição Guto e a experiência do ETERNO MATADOR Sandro Sotilli.

NA POLENTA MECÂNICA quem comanda a linha defensiva é o zagueiro Ediglê, no meio campo Rafael Bittencourt tem se notabilizado por, além de executar passes e bater faltas com precisão, anotar tentos importantes. No ataque a velocidade de Rodrigo Zeferino tem, por vezes, feito estrago nas defesas adversárias.

Salvo problemas técnicos, estaremos logo mais no @todacancha acompanhando o primeiro embate pelo troféu da Divisão de Acesso.

A foto com a vista do Vermelhão da Serra é do Diário da Manhã (Arquivo).

Da redação,

Equipe Toda Cancha

Publicado em Divisão de Acesso 2012, Esportivo, FGF, Passo Fundo. ligação permanente.

5 Respostas a NA BOCA DO TÚNEL – Final do Acesso: Passo Fundo x Esportivo (jogo de ida).

  1. Guilherme diz:

    Bom o texto, só que a alcunha “Galo Tricolor” não pertence ao Passo Fundo, a não ser que tenham mudado esse ano.

  2. daroit diz:

    Passo Fundo pra mim é “Galo” desde que eu me conheço por gente. Seria um choque descobrir que é mentira.

  3. Balejos diz:

    #1: já ouvi / li as alcunhas: “Tricolor”, “Tricolor da Serra”, “Galo Tricolor”, “Galo da Serra”, Tricolor do Planalto”, “Diabos do Planalto” e “o Clube de Todos”…

  4. Giaretta diz:

    no dia do colono nada mais justo que uma vitória da Polenta Mecânica!

  5. Natan Dalprá Rodrigues diz:

    Sempre conheci o Passo Fundo por Galo também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *