De Volta: São Borja retorna ao futebol profissional com derrota para o Ferro Carril

 

Primeira formação profissional da AESB. Foto: Victor Borges (missaoesportiva.com).

Quinze anos passaram-se da última vez que um time são-borjense entrou em campo por uma competição profissional. Após licenciar-se do Futebol Profissional em 1997, ainda com o nome de Sociedade Esportiva São Borja, a Terra dos Presidentes viu renascer na fria tarde de ontem, 29/07, uma nova equipe profissional em seus domínios. O lendário estádio Cel. Vicente Goulart que já havia recebido grandes jogos e excelentes públicos foi o palco para o embate frente ao Ferro Carril, de Uruguaiana.

A partida estava marcada para às 15:30hs, o domingo estava bonito, daqueles de sair com umas bergamotas para o sol e acompanhar uma bela partida de futebol. Porém o time de Uruguaiana só chegou a São Borja às 16:10hs, o que acabou retardando o início da partida.

Mais de 500 almas compareceram ao Estádio para ver o time que disputará a Segundona Gaúcha a partir do próximo domingo e tiveram logo um bom pressentimento. Armado num 3-5-2 pelo técnico Aírton Fagundes, a AESB dava sinais de ser mais organizada que o adversário, que curiosamente possuía dois treinadores, um que falava português e outro que falava espanhol, devido ao alvirrubro de Uruguaiana ter alguns jogadores do país vizinho fazendo testes em seu elenco.

A partida começou e apesar de mais organizada, foi a AESB que levou o primeiro susto. Logo a dois minutos o time Uruguaianense chegou com perigo a meta do goleiro Samuel. Apesar disso, quem marcou primeiro foi o Bugre Missioneiro. Yuri deu um chutão da zaga buscando o ataque, a bola encontrou o centroavante Neto, que avançou em velocidade e tocou para Jajá abrir o marcador. Depois do gol, a AESB criou outras boas chances com sua dupla de ataque e também com o camisa 10 Renato, que articulava bem as jogadas na meia-cancha. Mas como o futebol tem o tradicional “quem não faz, leva” o Ferro Carril chegou ao empate.  Após cobrança de falta para área, o goleiro são-borjense Samuel saiu errado e o argentino Andres empurrou para o gol vazio, 1 x 1.

Na segunda etapa, já com ambos os times bastante modificados, a AESB mantinha a posse de bola, porém não chegava ao gol do Ferro Carril, que por sua vez apostava nos contra-ataques. E num desses, deu certo. Coninha aparou sobra dentro da área e foi derrubado pelo goleiro Samuel. Pênalti para o Ferro. O mesmo Coninha cobrou, marcou e deu números finais ao embate. AESB 1 x 2 Ferro Carril. Um resultado inesperado para o time de São Borja que encerra a fase de preparação para a Segundona com um empate e uma derrota.

As equipes foram a campo assim escaladas:

AESB: Samuel; Yuri, Tino, Bonaldi; Japa Ballack, Maikel, Juliano, Renato e João Santana; Jajá e Neto. Técnico: Aírton Fagundes.

FERRO CARRIL: Frederico; Dulvo(Coninha), Andres, Lafayete e Jonathan; João Pedro, Jones, Pereira e Gauchinho; Tiago e Cabeza. Técnico: Ramão.

NA HISTÓRIA:

A história do futebol de São Borja nas camisas do Inter, Cruzeiro, SESB e AESB. Foto: Clécio Bernardo (missaoesportiva.com).

São Borja estava carente de futebol. Vale lembrar que a cidade já revelou grandes nomes para futebol gaúcho. O zagueiro Cássia Carpes saiu do Internacional, de São Borja, para o Grêmio, onde conquistou títulos como jogador e treinador. O goleiro Mano saiu da SESB para o Internacional e também jogou no Santos. Seu último trabalho foi como treinador do Sub-17 da própria AESB, no início da Copa FGF de Futebol Juvenil nesse ano. E também Zé Alcino, que jogou na Dupla Gre-Nal e no exterior.

O DESTAQUE:

Do elenco que disputará a Segundona Gaúcha desse ano pela AESB, podemos destacar o centroavante Jajá, que foi um dos artilheiros da Divisão de Acesso 2012, jogando pelo Glória de Vacaria e marcou o gol da AESB no amistoso frente ao Ferro Carril.

A ESTREIA:

O Bugre Missioneiro estreia na competição no próximo domingo, frente ao Guarany, em Bagé, no Estádio Estrela D’alva.

De São Borja, Fábio Giacomelli

@fabiogiacomelli

Publicado em Amistoso, São Borja, Segunda Divisão 2012. ligação permanente.

28 Respostas a De Volta: São Borja retorna ao futebol profissional com derrota para o Ferro Carril

  1. Espetáculo a volta ao futebol de comunidades como São Borja e Uruguaiana!

  2. Para um filho de são-borjense, é uma alegria muito grande ver o Bugre de volta, aos pouquitos. Ainda guardo com carinho a camisa 11 do Zé Alcino, usada em 1994, patrocinada pela Cabanha Santa Clara.

  3. Giaretta diz:

    Bacana ver o futebol de volta a uma comunidade.

    No começo de uma competição cheia de times novos e tradicionais, como a Segundona, eu fico tão empolgado que torço para todos subirem.

  4. Lucindo Vargas diz:

    Parabéns ao rapaz que escreveu o texto e parabéns ao Toda Cancha por abrir espaço para a Terra dos Presidentes, que já teve meu tio-avô Getúlio e também Jango. É bom ver a AESB levando nome da nossa cidade mais longe. Espero que deem segmento.

    Forte quebra costelas direto da fronteira

  5. Zezinho diz:

    A volta do futebol em São Borja, por si só, é uma grande alegria. Cidade que conheci aos 7 anos e que muito gostaria de visitá-la novamente.

    Conta meu pai que na década de 1970 o Inter de São Borja foi fazer um amistoso contra um time amador, em São Luiz Gonzaga. Um cara chamado Roque deu uma janelinha no Cassiá e até hoje é lembrado por causa disso.

    E, sim, tremi na base ao ler um comentário do sobrinho-neto de Getúlio. Que coisa fantástica

  6. Muito bom o retorno de São Borja ao cenário do futebol gaúcho e que possamos, em breve, ter o Ferro Carril e o Uruguaiana nas disputas pampeanas novamente.

    É altamente positivo ver praças mais do que importantes de nosso estado se mobilizando de novo.

    Ótimo texto, queremos sempre mais colunas missioneiras hehe.

  7. Fleck diz:

    Uma vitória do futebol…

    Força ao São Borja na disputa da terceirona

  8. Vagner Moreira diz:

    Parabens ao Bugre, Sou diretor do Fluminense de Alegrete e montamos uma equipe profissional para disputar a Copa Polar e o gauchao 2013, essa semana jogamos com o Gremio Bage na Pedra Moura e gostaria de um amistoso em Sao Borja ou em casa. Se tiverem interesse entrem em contato, 96272522, ou acesse o site fluminensealegrete.com.br

  9. Fábio Giacomelli diz:

    Galera,
    Estou muito feliz em ler os comentários de vocês por aqui e saber que um singelo texto tem representado a alegria de amantes do futebol e de cidades expressivas, como São Borja. Estaremos juntos a partir de agora.

    Assim como o Zezinho, estou espantado ao ler um comentário de alguém da família do Presidente Getúlio.

    Sds

  10. Fábio Giacomelli diz:

    Sr. Vagner Moreira,

    Acabei de passar seu contato para o Assessor de Imprensa da AESB, que levará até o diretor de futebol do clube.

    Sds

  11. roberto santos diz:

    Nao por nada mas São Borja revelou além deCassia Carpes e Mano, Ivo Diogo bi campeao gaucho, artilheiro do gauchao e defendeu a selecao brasileira, jogou muito mais bola que os citados na materia.

    Alem deste o irmao olinto diogo defendeu as cores do corinthians paulista nos anos 6O e 70.

  12. Fábio Giacomelli diz:

    Roberto Santos,

    Por não ser são-borjense, não conheço afundo a história do Futebol local. Sou um acadêmico de Jornalismo da Universidade da cidade e em minhas pesquisas e entrevistas todos contatos falaram nesses nomes aí citados.

    Sds

  13. Sandro gay avila diz:

    É com muito orgulho que recebo a noticia que o primeiro time que me deu alegria, volta a campo com força. Grande Airton Fagundes, “treinador” Desejo a vc muitas conquistas frente a equipe AESB. Lembro-me que meu irmão Vicente Celestino, tinha um bar dentro do Estadio Cel.Vicente Goularte. onde na época eu mais atrapalhava do que ajudava. E esquecia de tudo quando a bola rolava. Lembro que o Goleiro Coelho bateu um penalti comemorou com a galera.Sem falar que este coelho tinha um pataço, era bola de uma area a outra.
    Grande abraço e sucesso a todos.

  14. Regis Rapetti diz:

    Parabéns ao time de são borja por ter voltado ao elenco profiossional com grandes times,daqui para frente acreditamos que a aesb vai fazer grandes desempenhos para chegar a primeira divisão do futebol gaúcho. hoje atualmente moro em caxias do sul,mas estou sempre ligado no esporte são borjense..desejo força a essa equipe é só acreditar que vcs chegam lá abraço a toda equipe técnica e jogadores

  15. Sancho diz:

    FEEEEEEEEERROOOOOOOOOOOOO!!!!!

  16. Sancho diz:

    Re 6

    O caminho de Uruguaiana é clube único. Não é possível profissionalizar os três: Ferro, Uruguaiana e o Sá Vianna.

  17. ola !!!!! preciso falar com o senhor roberto santos ai de sao borja pois sou pesquisador e procuro informaçoes sobre o futebol de la,se ler este post sr;roberto mande um email pra http://www.dudatc@ibest.com.br e muito importante.
    att;douglas

  18. neto breni diz:

    ze alcino e o grande destaque do futebol sao borjense ate agora nenhum jogador foi mais longe com o nome de sao borja ele ganhou campeonato brasileiro, copa do brasil, recopa sulamericana, 2 gauchao,copa sul esta entre os maiores goleadores do gremio ze do maracana quem nao se lembra tambem jogou no campeonato frances e chines orgulho da cidade valeu vamos aesb força

  19. batista dernis floress diz:

    lembro de muitos jogadores que jogaram no bugre mas nenhum marcou mais que o ze alcino que foi o maior goleador da historia do clube tambem jogou na dupla grenal no nancy da frança e shanghai da china deu muitas alegrias aos torcedores e sem comparaçao o grande nome do esporte sao borjense

  20. cristina melodre diz:

    lembro dos dias de jogos em sao borja espero que aesb alcance seu objetivo de voltar o futebol profissional seria muito bom ver outros jogadores como ze alcino novamente claro acho dificil alcançar os numeros conquistados pelo super ze mas seria muito bom

  21. garloz diz:

    (roberto santos) coloca o nome do ze alcino no you tube e pesquise tambem outros nomes como o ivo diogo e vera nao tem comparaçao ze do maraca e o nome do esporte sao borjense sem desmerito aos outros que jogaram mas nao comquistaram mais que o fera ze das barrancas como disse um dia pedro ernesto da radio gaucha

  22. tiago bgm diz:

    sao borja e uma cidade muito boa falta um clube de futebol profissional nao sei porque tanto tempo para retornarem a disputar acho tambem que a prefeitura e as radios tem culpa pois nao fizeram nada este tempo todo pela volta a populaçao tambem afinal e agora ou nunca vamos sao borjenses contribuir com o nosso futebol para vermos novamente surgirem atletas de grande nomes como ze alcino e varios outros que levaram o nome de sao borja vamos lotar o vicentao contra o gremio bage e mostrar que o bugre esta de volta o melhor clube da fronteira

  23. Roberto M D diz:

    Olá Gente Dia 19/08/12 contra o grêmio Bagé, vamos dar força ao nosso bugre vamos lotar o vicentão ok gente. Abraço a todos.

  24. ari ferreira diz:

    e o polaco tambem teve grande destaque do futebol saoborjence jogou no america dorio de janeiro fluminence e seleçao brasileira

  25. paulo berg diz:

    muitos destaques sao borjenses como MANO,POLACO,FERNANDO,MOISES,IVO DIOGO,CASSIA, e a grande fera ZE ALCINO

  26. leandro rochell diz:

    Nao Lembro Desses Nomes Com Destaque Para o Futebol a Nao Ser o Ze Alcino e o Leandro Guerreiro Agora No Cruzeiro

  27. jorge silva diz:

    Ainda gostaria de ver os times da fronteira no gauchão;disputei a 2ª divisão do Ano de 1993 com o ferro carril e associação Alegrete mas aposto no São Borja na sua volta a Elite do nosso Gauchão um abraço!!!

  28. jorge silva diz:

    Reiterando o Ano da ultima 2ª divisão foi 1983!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *