Joguem com raça! São 104 anos de paixão

Há 104 anos nascia na zona sul da Província de São Pedro um clube de futebol, quem diria que teria uma vida tão longa, que cativaria tantos corações. O que pensavam aqueles senhores de fraque, cartola e polainas? Bem, isso nunca ninguém saberá, cada um interpretará de sua maneira a reunião de 13 de setembro de 1908, num casarão da rua XV de Novembro em Pelotas, onde quatro senhores decidiram unir as forças de dois clubes da época: O Club Sportivo Internacional e o Foot-ball Club. No dia 11 de outubro de 1908 estava criado o SPORT CLUBE PELOTAS, nos salões do Club Caixeral de Satolep, com as cores azul e amarela. Os idealizadores:  Joaquim Luiz Osório, Leopoldo Souza Soares, Francisco Rheingantz e João Francisco Nebel.

O Aúreo-cerúleo utilizaria o “ground” do Internacional, então chamado de Estádio da Avenida, inaugurado contra o Sport Club Rio Grande, mais antigo do Brasil e expoente do Foot-ball no país, no dia 25 de outubro em dois “matchs”entre os aspirantes e equipes principais, com o time recém criado conseguindo vencer a partida entre os aspirantes, com o primeiro gol sendo marcado por Adalberto Barcellos. Nas equipes principais vitória do Rio Grande e Curt Rheingantz marcando o primeiro “goal” dos pelotenses em jogos entre titulares. Passado exatamente um ano, o Sport Club Pelotas venceu o Rio Grande, sendo a primeira derrota do Vovô do futebol brasileiro em sua história, com uma comemoração de título entre os pelotenses, afinal, o Rio Grande nunca havia perdido em nove anos de existência. Em 1917 ocorre remodelação do Estádio da Avenida, construção do pavilhão de madeira com teto de zinco, para acomodar 800 almas, em um tempo onde até as senhoras iam aos jogos, com suas roupas elegantes demonstrando a forte pujança local baseada nos negócios do charque.

Mais tarde o estádio da Avenida passou a ser chamado Boca do Lobo, devido a um fator geográfico local, onde a Rua Gonçalves Chaves e a Av. Domingos de Almeida formavam um ângulo de Boca-de-Lobo.

O quadro campeão citadino há 100 anos.

Em 1911 ocorre o título do Rio Grande do Sul, não existindo federação estadual ainda, o Lobo venceu os campeões regionais, teve apenas uma derrota no certame, para a equipe do São Paulo de Rio Grande, foi aclamado pelas demais como campeão. Existe controvérsia no assunto, mas a estrela está na camisa e o Lobão se considera Bi-Campeão Gaúcho, já que em 1930 novamente levantou o caneco estadual em uma época bonita do futebol, onde os jogadores, via de regra, amavam os clubes que jogavam e a dupla de Porto Alegre não ditava como queria as regras do futebol do pampa.

A equipe campeã estadual de 1930.

Tratamos de um tempo em que as equipes de Pelotas navegavam pela Lagoa dos Patos, para  jogar na mui leal e valerosa Porto alegre. Em nossos dias, o que fica é o desejo de volta aos tempos de glória, um clube de torcida apaixonada com histórias que não acabam mais, uma cidade que respira futebol, enfim, o desejo que sejamos protagonistas e cantemos sempre nosso hino: “orgulho-me de ser aúreo-cerúleo”. Venceremos!

As fotos são do Marcel Streicher (Miojo) e do livro do Centenário do Pelotas, na devida ordem.

Direto da Princesa do Sul,

Leandro Maia Ramalho

Publicado em Aniversário, Gauchão 2013, Pelotas com as tags , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

10 Respostas a Joguem com raça! São 104 anos de paixão

  1. Esses registros hitóricos, fotos antigas são muito legais. Uma pena que exista pouco material assim ou, pior, exeistindo, não seja tão divulgado para o público. Parabéns, Leandro e Lobão, pelo aniversário!

  2. Leandro Maia Ramalho diz:

    leitores;
    o correto entroncamento de ruas que deu origem ao nome Boca do Lobo era a Gonçalves Chaves com a Av. Domingos de Almeida, diferente do q está no texto. abraços!!!

  3. Natan Dalprá Rodrigues diz:

    Grande lobão!

    Parabéns!

  4. #2
    Deixa que eu acerto no texto, Leandro!

  5. Franco Garibaldi diz:

    Segundo o Guia dos Curiosos, o Pelotas e Cartola nasceram no mesmo dia, 104 anos atrás – http://bit.ly/QfqIiU

  6. Junior II diz:

    Parabéns Esporte Clube Pelotas !! Há 36 destes 104 anos eu frequento as arquibancadas da Boca do Lobo, e não há lugar melhor !!

  7. pedrohckruger diz:

    Parabéns ao Lobo pelos 104 anos.

    Saudações rubro-negras.

  8. Paul diz:

    Báh, mas esse Bra-Pel de cancheiros está supimpa, como se diria naquele tempo. Excelente resgate histórico Leandro!

  9. juliano diz:

    e da´le lobo

    parabeéns lobão

    te amo tanto…

    vamos pras cabeças…vamos passar pelo caxias e enfrentar o rival pra melhorar nossa copa…..será mt bom eliminar eles…

    dálhe lobooooooooooooooooo

  10. Junior II diz:

    E jogando com garra vencemos de virada o Caxias por 3×1, com dois gols do estreante Wellington !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *