GUIA DO GAUCHÃO 2013 – E.C. JUVENTUDE

Na busca de fazer do ano de seu CENTENÁRIO o ponto inicial para a RETOMADA à um lugar digno de sua história, a direção esmeraldina aposta na manutenção dos atletas que levantaram a Taça da Copa FGF, assim como no ano anterior.

Após dois fracassos consecutivos na última divisão nacional, o Alviverde luta para sair, enfim, da sala de espera. O clube entra na disputa do COSTELÃO 2013 tranquilo, após a CBF garantir a permanência de 40 times na Série D de 2013, o que acaba colocando automaticamente o Juve na competição pelo fato de ter levado o caneco da Copa FGF. Se, no ano anterior, o “Rei do Acesso” (informação válida somente para clubes paulistas) Luiz Carlos Martins indicou um PACOTÃO de reforços para a disputa da Série D, agora foi a vez de Lisca fazer seus pedidos.  Mas, claro, em uma proporção bem menor.

Com as vendas dos garotos oriundos da base esmeraldina – Follmann, Bressan, Ramiro, Paulinho e Alex Telles, além do volante Fabrício, que só deixará o Jaconi após o estadual, com destino cogitado como igual aos dos outros quatro, a Arena do Humaitá -, os reforços que chegaram e estão chegando são mais do que necessários. Os quatro primeiros foram negociados diretamente com o clube da capital por valores que girariam entre 1 e 1,5 milhão de dilmas pelo pacotão (70% do passe de cada um). Praticamente o mesmo valor pelo qual Alex Telles foi adquirido por um grupo coreano e posteriormente repassado ao tricolor da capital. Em contrapartida, até o momento, ONZE atletas já desembarcaram na terra da Festa da Uva:

Os zagueiros: Leonardo Piaia (20 anos), Teco (30) e Eduardo Brock (21).

Piaia vem da base do Internacional; Teco ganhou destaque na campanha da Libertadores 2007 com o Grêmio, quando chegou à final, e vem do Brasiliense/DF; e Brock, que também atua como lateral-esquerdo, chega do Novo Hamburgo.

Os laterais: Murilo (23 anos) e Robinho (30 anos).

O primeiro é lateral-direito e vinha atuando em São Paulo, pelo Bragantino. Já Robinho é lateral-esquerdo e estava no Cuiabá/MT.

Os volantes: Dê (26 anos) e Cristian Lucca (21 anos). E os meias: Rogerinho (21 anos) e Léo (22 anos).

Dê jogou no rival Caxias e vem do Luverdense/MT; Cristian Luca vinha jogando pelo São José; Rogerinho chega do Cerâmica e Léo vem do SV Grodig (Áustria).

Os atacantes: Gilmar (24 anos) e Bergson (21 anos).

Gilmar (ex-Nóia) é centroavante e será o homem a substituir Zulu, quando o mesmo não tiver condições de jogo.  Já Bergson atua como segundo atacante e vem emprestado junto ao Grêmio.

Com a possível vinda de mais um zagueiro e um lateral-esquerdo, o elenco Verde e Branco estará completamente formado para a disputa do COSTELÃO.

Particularmente, estou otimista com esses atletas que chegaram somado à permanência de boa parte do grupo. No primeiro forte teste da preparação, o empate diante do Veranópolis, ocorrido no último sábado, dia 05, a Papada pôde ver a maioria desses jogadores em campo. E a impressão que ficou foi boa. Apesar do TEMPORAL que atingiu o Alfredo Jaconi, que serviu para mostrar que o gramado está apto para suportar fortes pancadas de chuva como essa, o Esmeraldino, principalmente nos 45 finais, mostrou que tem jogadores de qualidade na equipe.

Dos que chegaram, os destaques foram: o lateral Murilo, veloz, de ótimas investidas pela linha de fundo e bons cruzamentos; o jovem zagueiro Léo Piaia, que deve fazer sombra à Teco; e o centroavante Gilmar, de boa movimentação e posicionamento dentro da área, onde por pouco não fez de cabeça seu primeiro gol com o manto alviverde.

A baixa da pré-temporada é Teco, que há tempo sofre com lesões. Menos mal que o constatado não vai além de um desconforto na coxa, obrigando o atleta a ficar de molho por cerca de 20 dias. Além do beque, quem também não deve participar da estreia do Ju no Gauchão por motivo de lesão é o volante Cristian Lucca.

COPA CENTENÁRIO

A competição, que reúne os quatro clubes gaúchos que completam 100 anos de fundação neste 2013, será mais uma oportunidade para a equipe de Lisca (que tem agora como auxiliar-técnico Ricardo Colbachini, revivendo a dupla que já trabalhou em 2011 no rival grená) ganhar ritmo de jogo. Será também a chance de ver as estreias do volante Dê, do meia Léo e do atacante Bergson. Em mais uma notícia relâmpago anunciada (?) pela FGF, os confrontos que teriam como palco das semi-finais o Alfredo Jaconi (para Ju x Santa Cruz) e Passo D’Areia (para São José x Cruzeiro), sofreram alterações. Em pedido da TV COM (que até onde se sabe nada pagará para os clubes envolvidos pela transmissão), os duelos foram transferidos todos para um mesmo lugar. E o escolhido – adivinhem – foi a quadra de showbol do Zequinha. Sendo assim, o Juve enfrenta o Galo nesta quarta, às 21 horas, logo após o confronto entre São José e Cruzeiro, com início às 19 horas.

PATROCÍNIOS

As charges do cartunista Iotti retratam bem o momento vivido pela dupla Ca-Ju no que diz respeito à busca por patrocínios.

Há cerca de DEZ dias para o início do Gauchão, o Papo ainda não conta com nenhum patrocinador máster. A BMG, antiga dona do espaço, que inicialmente desembolsava cerca de 350 mil reais aos cofres alviverdes, passando, no final de 2012, por uma gigantesca redução, depositando então 100 mil dilmas para o clube, desistiu de apoiar o Esmeraldino.

Com isso, o presidente Demore e companhia estão – ou pelo menos demonstram estar – na busca de um substituto do banco mineiro. A bola da vez seria uma cervejaria. Muito se falou em Nova Schin e AmBev, no entanto, os valores propostos por ambas, que não foram revelados, estariam abaixo dos planos da direção juventudista. Ou seja, nada fechado por enquanto.

Assim, na camisa agora produzida pela Dresch Sport, seguem apenas os apoiadores Fátima Saúde, RodOil e Marcopolo nas mangas e barras da camisa.

UNIFORMES

Como já falado, o Juventude tem novo fornecedor de seu material esportivo. O papel, até então desempenhado pela Dalponte, fica agora com uma empresa leopoldense: a Dresch Sport. Como marca de suas camisas, a empresa não fez nenhuma daquelas desnecessárias invencionices que por vezes acabam não caindo no gosto de seus torcedores, optando pela originalidade e simplicidade.

Os uniformes, que já possuem o aval do grande Franco Garibaldi – então a Papada pode ir sem medo adquirir as peças (rsrs) -, resgatam as cores tradicionais do Juve. O uniforme principal mantém as listras verticais em verde e branco; a número 2 é lisa e toda branca e a 3 puxa para uma linha retrô, resgatando um antigo escudo do clube.

A ESTREIA

A estreia do Ju no COSTELÃO 2013 acontece no dia 19 (sábado), às 21 horas, no Alfredo Jaconi, diante do Lajeadense. O Juve está no grupo B, que ainda conta com Internacional, Veranópolis, Santa Cruz, São José, São Luiz, Canoas e Esportivo. 

O time-base para o Gauchão deve ter: Fernando; Murilo, Rafael Pereira, Teco (se em condições, claro) e Robinho; Fabrício, Jardel, Rogerinho (Alan) e Diogo Oliveira (Leo); Douglas (Bergson) e Zulu.

Na esperança dos 100 anos representarem a RETOMADA,

Pedro Torres

Publicado em Clubes Gaúchos, Gauchão 2013, Juventude com as tags , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

5 Respostas a GUIA DO GAUCHÃO 2013 – E.C. JUVENTUDE

  1. Esequias Pierre diz:

    Estarei torcendo pelo Juve nesse Gauchão e mais ainda para que no decorrer do ano possa fazer bom papel e conseguir o acesso para a Série C nacional.

  2. Veja os novos uniformes que Esporte Clube Juventude utilizará em 2013, ano em que o clube completará 100 anos de fnudação. O desenho da terceira camisa ficou a cargo de Ricardo Brisotto

    MAIS FOTOS E INFOS – http://showdecamisas.blogspot.com.br/2012/12/juventude-apresenta-uniformes-para-seu.html

  3. Lisandro andré Ló diz:

    Que neste ano consigamos bom papel no costelão, e acesso a c.

  4. Boa sorte ao Papo.Que 2013 venha com titulos e,enfim,o acesso para a Série C.

  5. Rafael Augusto Tondin diz:

    Parabéns pelo artigo Pedro, sucesso na sua carreira, e para o JUVE,tamo junto, conta comigo! KKKKKK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *