A hora da piazada: 25 anos de Copa Santiago de Futebol Juvenil

Quando findava a década de 80, um grupo de jovens esportistas e sonhadores reuniram-se em Santiago com o intuito de organizar uma competição de futebol de nível internacional, nos mesmos moldes do EFIPAN, só que em outra categoria. Surgia aí, o Torneio Internacional Romeu Goulart Jacques, que mais tarde passaria a ser denominada Copa Santiago de Futebol Juvenil.

Os jogos são realizados até hoje no mesmo local. O Estádio Alceu Duarte de Carvalho. Palco por onde desfilaram grandes craques do nosso futebol. O primeiro campeão foi o Nacional, do Uruguai, que venceu o Grêmio na final de 1989. O Maior campeão é  o Internacional, com 11 títulos e atual tetracampeão da competição. O reconhecimento por parte da Confederação Brasileira de Futebol veio em 1993 e o da FIFA um ano mais tarde, sendo essa, a única competição juvenil na América do Sul com a chancela da maior entidade do futebol mundial. Além das mandatárias do futebol, o governo do Rio Grande do Sul, aprovou por unanimidade, via Projeto de Lei 80/2012, que a Copa Santiago de Futebol Juvenil integre o calendário de eventos oficiais do Estado.

Neste ano, 12 equipes disputarão o título. Divididas em dois grupos, as equipes jogam dentro de cada chave, onde se classificam os quatro primeiros de cada uma para a fase eliminatória. Dentre os participantes teremos quatro clubes do Rio Grande do Sul, dois de São Paulo, dois de Santa Catarina e quatro estrangeiros, sendo dois paraguaios, um uruguaio e um chileno.

Uma das grandes novidades desta edição será a presença de árbitros internacionais. Juntam-se ao grupo coordenado por Volnei Fagundes, do Sindicato de Árbitros do Rio Grande do Sul (SAFERGS), três árbitros do quadro oficial da Associação Uruguaia de Futebol.  Seus nomes ainda não foram revelados, mas tratam-se de árbitros do primeiro escalão do país vizinho.

OS GRUPOS

Os grupos para a 25ª edição foram sorteados na primeira quinzena de Dezembro de 2012, na Câmara de Vereadores de Santiago, com a presença de autoridades locais e estaduais e da imprensa.

A abertura oficial da 25ª Copa Santiago de Futebol Juvenil está marcada para logo mais, às 20hs, e contará com as já tradicionais apresentações artísticas de talentos locais antes da partida inaugural, que será entre o anfitrião Cruzeiro de Santiago contra o atual campeão da Copa, o Internacional.

O Internacional, treinado pelo ex-goleiro Clemer, trará à Santiago toda a base da equipe que foi campeã do Campeonato Brasileiro Sub-17. O Grêmio, que foi o vice-campeão dessa competição tem como treinador o ex-jogador Carlos Gavião.

Internacional, campeão em 2012 vai em busca do seu 12º titulo na Copa Santiago

Já o anfitrião da Copa, o Cruzeiro, não conta nesse ano com a parceria da CRD Sports, dos ex-jogadores Dinho e Carlos Miguel. Na edição de 2012 o Raposão da Fronteira ou Cruzeirinho, como é conhecido em Santiago o Cruzeiro Esporte Clube, chegou às semifinais da Copa, sendo eliminado pelo Internacional nos pênaltis. Para esse ano, a equipe vem trabalhando junta a bastante tempo e o treinador João Flávio Amarante realizou vários amistosos para testar a equipe.

Outra novidade desta 25ª Edição é que outras cidades da região vão receber jogos da Copa Santiago.  Bossoroca, São Vicente do Sul e Nova Esperança do Sul são as cidades que receberão um jogo cada nessa primeira fase.

A Rádio Santiago (www.radiosantiago.com.br) é a única emissora que fará a transmissão de todas as partidas da competição. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (55) 3251-2062 ou no Site oficial da competição www.copasantiago.com.br

Fábio Giacomelli – @fabiogiacomelli

Publicado em Copa Santiago de Futebol Juvenil, Cruzeiro de Santiago com as tags , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *