Galo, 100 anos de história

 

QUARTA

26 de Março de 2013. Aniversário de 100 anos do SANTA CRUZ, do GALO, do ALVINEGRO, ou qualquer outra alcunha que vocês queiram. 100 anos, não é todo dia que um clube comemora tal FAÇANHA. Muitos clubes, principalmente do INTERIOR, nem duram os cem, ou duram, cambaleando pela VÁRZEA. O grande responsável pela fundação do clube foi o senhor André Klarmann, quando reuniu uma gurizada no hotel Schmidt e deu início a essa LOUCURA. O Galo nunca foi o mais tradicional dos times, mas já teve seus ALTOS, assim como teve seus BAIXOS. Foi rebaixado e também chegou ao TERCEIRO lugar no Gauchão. Faz tempo, mas chegou. Agora, nos seus 100 anos, luta é para ficar na ELITE do TARSÃO.

SEGUNDA

Volta do GALO a elite do Brizolão em 1983

Mesmo sem alcançar boas campanhas, a xiruzada continua acompanhando o clube. Passam os anos, os jogadores, e a torcida segue. Talvez o maior patrimônio que um clube possa possuir seja sua gente. Mesmo não sendo o mais velho dos HINCHAS, posso dizer que os torcedores do meu tempo são os mesmos de hoje. O tio da copa; aquele alemão grosso que fica grudado na grade CATARRANDO o bandeira e largando as MAIORES PÉROLAS possíveis com o sotaque ALEMON; o PAI que leva o FILHO pela primeira vez ao estádio; e, por ultimo, mas não menos importante, o clássico TIO DA ALMOFADINHA.

TERCEIRA

Gol de VALDUÍNO no goleiro Gilmar. Sta. Cruz 2 x 1 Inter.

Não podendo ter a ajuda do que é o forte da cidade – o tabaco – o GALO se mantém, ou se mantinha, firme e “forte” na elite do futebol GAUDÉRIO. Justamente no ano do centenário, a água mole tanto bateu, que a pedra praticamente já furou. O ALVINEGRO é o penúltimo colocado no Costelão, tendo que conquistar os 12 pontos que ainda restam nessa peleia. Desde a pré-temporada, quando o time só tomou SACODE, já era visto que íamos, DE NOVO, lutar contra o rebaixamento.

O aniversário veio para tentar fazer com que clube e torcida esqueçam, pelo menos por um dia, a má fase que o time vem passando. Mas não ta morto quem peleia. Me espelho no ano passado, quando o Galo escapou da Série B no ultimo jogo, para acreditar que ainda temos chance de sair da DEGOLA. Temos jogos difíceis, contra o SAINT LOUIS,  TIVO e o SAN JOSE. Apenas umas das quatro peleias que ainda nos restam é considerada fácil, contra o time com menos tradição do futebol gaúcho e parceiro de REBAIXAMENTO, o CANOAS.

QUINTA

Time do GALO que subiu em 1983.

Mesmo sendo muy difícil, os mais loucos e fanáticos interioranos acreditam que o GALO vá sair dessa. Quinta-feira temos a nossa primeira batalha como clube centenário. Esperamos que, já muito atrasados, os jogadores tomem vergonha na cara e honrem uma camisa com um peso que,agora , é 100 vezes maior.

João Pedro Brum

Publicado em Aniversário, Clubes Gaúchos, Gauchão 2013, Santa Cruz com as tags , , . ligação permanente.

4 Respostas a Galo, 100 anos de história

  1. QUE FOTOGRAFIAS BEM LINDAS.

    Meus parabéns ao Galo!

  2. Esequias Pierre diz:

    Peço desculpas aos torcedor do SANTA CRUZ, entro logo com a intimidade que tenho com o meu aqui de Recife e chamarei de SANTINHA, carinhoso e nem um pouco diminutivo. Parabéns e ainda mais sucesso.

    P.S – Tenho uma camisa do Santinha do Sul, junto das minhas do Santinha Nordestino, mas nunca é demais, se alguém quiser trocar camisas, cachecóis, bandeiras ou qualquer outra coisa é só falar. esequiaspierre@hotmail.com

    Abração

  3. Frederico diz:

    Parabéns ao Futebol Clube Santa Cruz!!!

    Realmente chegar aos 100 anos é para poucos… ainda mais em uma época dominada por clubes de capitais cheios de $$$$ e apoio massivo da mídia, mas estamos aí… nem tão firme e forte como em outros tempos, mas estamos e sempre estaremos com o nosso glorioso Galo Carijó, nas melhores e nas piores, sempre com o Alvinegro dos Pampas!!!

    O que nos resta, é ir para Canoas alentar pelo Galo e torcer muito por mais alguns pontinhos nessas últimas peleias do Gauchão 2013… nesse ano que é de festa pelo centenário mas de apreensão pela postura dos jogadores que hoje vestem o manto alvinegro.

    Mas como sabemos, torcer para clubes pequenos é sempre sofrido, mas ao mesmo tempo muito recompensador… e essa LOUCURA POUCOS ENTENDEM!!!

    Vida longa ao Futebol Clube Santa Cruz… vida longa aos verdadeiros amantes do futebol, assistido nas CANCHAS e longe da maldita modernização (tv) que distancia tanto um clube do interior para um da capital.

  4. Martín diz:

    Vamos Galo!!! Temos que acreditar… O Galo merece ficar na elite no ano do centenário… e se vamo pra canoas, sempre bem loco e descontrolado.

    Parabens Galo… Somos INCAÍVEIS… hehe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *