Devolvam meus dez minutos!

TC04Desta vez não choveu, mas saímos do Bento Freitas com a alma lavada. Esperamos nove anos, onze meses e cerca de 20 dias para comemorar uma vitória contra os co-irmãos rubro-negros. Ela veio da melhor forma possível.

Depois de um primeiro clássico sem gols por uma atuação brilhante do goleiro Luiz Müller, no confronto decisivo não teve vivente que pudesse impedir a vitória áureo-cerúlea.

Eu poderia vir até aqui para contar como foram os gols. Eu poderia relatar as jogadas. Mas eu prefiro descrever o sentimento de uma torcida sem parâmetros. Uma torcida que foi, viu e venceu.

O sentimento de confiança – que andava em falta – desta vez se fez presente. Desde as primeiras horas da tarde, antes da escolta policial até o estádio adversário, o que se via eram sorrisos, acenos e “joinhas” (Y). Os mais otimistas falavam em vitória tranquila. Os mais sossegados queriam o título e acreditavam em um empate com gols. Os realistas preferiam não opinar.

TC05A ida para o Bento Freitas mostrou o que seria o jogo. Um canto ininterrupto pelas ruas da cidade até a chegada ao palco da final deixou claro que todos estavam dispostos a cantar até o fim da madrugada. Para isso, é claro, era necessário que o grupo de jogadores estivesse em sintonia. E esteve.

Foi uma vitória maiúscula de um grupo que se candidata a fazer história no clube. Não houve de fato um apito final por uma atitude lamentável que não merece menção neste espaço. Mas ao decreto de fim de jogo o que se via pela única arquibancada que permanecia cheia no Bento Freitas eram lágrimas e sorrisos. Pelo fim do jejum? Pelo título do turno? Sim. Por tudo isso.

Roubaram 10 minutos do Pelotas. O atropelo seria maior. Estávamos andando de trator por uma terra arrasada. Mas toda plantação precisa de paciência. Ainda há muitos frutos a serem colhidos até o fim das competições do semestre.

Não desmereço os 14 clássicos que os co-irmãos ficaram sem derrota.
Não desmereçam o passeio do Lobo em terras hostis.

Três a zero, ao natural. Fim de um tabu dolorido e começo de uma festa grande, porém cautelosa. Ainda tem muito BRAPEL pela frente e precisamos manter a mesma força.

LOBO11

O próximo é na Boca do Lobo no dia 6. Não ganhamos em casa há 15 anos. Aos amigos xavantes: levaremos bolo e guaraná. Levem as velinhas e dancem a valsa pela última vez. O recreio acabou.

Obrigado, Paulo Sérgio, Tiago Gaúcho, Édson Borges, Pedrão, Digão, Jovany, Paraná, Jefferson Luis, Bruno Coutinho, Felipe Garcia, Gilmar, Bruno Salvador, Heverton, Fabiano Gadelha, Roger Kath, Ramon, Kayron, Élton, Paulo Porto, Alessandro Telles, Matheus Kowalski, Roger Bauer, Maurício Martins, Adriano Bosembecker, Rafael Brauner, Lúcio Barreto, Alexandre Santos etc… TODOS!

Boa sorte ao time do capitão intimidado.

Do ensandecido campeão sul-fronteiriço,


Leandro Lopes

Fotos: Diário Popular e Assessoria Esporte Clube Pelotas

Publicado em Brasil de Pelotas, clássicos, Pelotas, Sul-Fronteira com as tags , , , , , , , . ligação permanente.

8 Respostas a Devolvam meus dez minutos!

  1. Junior diz:

    Vitória é sempre bem vinda, em final de turno melhor ainda, contra o tradicional adversário vai além, de goleada…..nem sei o que dizer !
    Agora segue a maratona, jogamos Segunda e Quinta, continuaremos no Domingo, Terça, Quinta e Domingo, ou seja, em 14 dias serão seis jogos !
    Bom este calendário hein !

  2. Cicero Lima diz:

    Muito bom o comentário. Ouvi o jogo pela internet aqui em Minas Gerais, à medida que os gols foram saindo gritava dentro de casa como se estivesse no estádio. Foi muito bom, que continue assim!!!
    Agora vc falou 14 clássicos que eles venceram nesses quase 10 anos. Eu recordo de apenas 8 desde a nossa vitória de 1 a zero em 02.10.2003 pelo Brasileiro da série C no estádio deles até o clássico da última quinta.

    Os que lembro são esses:

    26/09/2013 354 Brasil 0 x 3 Pelotas 2º jogo da Final 1º Turno Copa FGF Fronteira Sul
    23/09/2013 353 Pelotas 0 x 0 Brasil 1º jogo da Final 1º Turno Copa FGF Fronteira Sul
    18/08/2013 352 Brasil 1 x 0 Pelotas 1º turno da Copa FGF Fronteira Sul (ida)
    23/09/2012 351 Brasil 1 x 0 Pelotas Copa FGF Hélio Dourado (volta)
    22/08/2012 350 Pelotas 2 x 2 Brasil Copa FGF Hélio Dourado (ida)
    09/10/2011 349 Pelotas 1 x 2 Brasil Copa FGF Laci Ughini (volta)
    04/09/2011 348 Brasil 1 x 0 Pelotas Copa FGF Laci Ughini (ida)
    03/10/2006 347 Brasil 4 x 1 Pelotas Copa FGF Copa RS (volta)
    ??/??/2006 346 Pelotas 1 x 2 Brasil Copa FGF Copa RS (ida)
    ??
    ??
    ??
    ??
    ??
    19/02/2004 ??? Pelotas 2 x 3 Brasil Final do Citadino
    02/10/2003 ??? Brasil 0 x 1 Pelotas Brasileiro Série C

  3. Cicero Lima diz:

    Fiz o comentário anterior da relação dos clássicos apenas para mostrar que eles tiveram sorte:
    Não teve clássicos nos anos de 2008, 2009 e 2010. Anos muito bons para o E.C. Pelotas se tratando de um clube de interior.

  4. juliano diz:

    com certeza o sotigol não deixaria este tabu ser formado……mas parece que foram 8 vitorias deles e seis empates….e nunca precisamos invadir o campo nem mandar bala nos torcedores como eles fazem

  5. Leandro Lopes diz:

    e aí, Cícero! fiz as contas de novo.
    as tuas estão certas, mas falta uns clássicos.

    teve mais um pelo citadino:
    2004 – 16/02 – Pelotas 1×3 Brasil

    e outros dois naquele mesmo ano:
    2004 – 05/09 – Pelotas 1×1 Brasil
    2004 – 12/09 – Brasil 0x0 Pelotas

    e dois em no ano seguinte:
    2005 – 21/08 – Pelotas 1×1 Brasil
    2005 – 25/09 – Brasil 1×0 Pelotas

    o que importa agora é o fim do jejum e o começo de uma nova fase!
    abraço.

  6. Alexandre diz:

    Valeu a espera. Baita post, baita história, baita rivalidade e baita vitória do Lobão. Que venham mais clássicos como esse e que o futebol do interior do RS cresça ainda mais. Pelotas e Brasil merecem, no MÍNIMO, a Série C.
    Dalhe Grêmio!!!!

  7. kluge diz:

    E também devolvam a TAÇA!!!

  8. Pingback: Olha nós aí! Na dureza da nossa pirraça, olha nós aí! | Toda Cancha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *