2013: surpresas, alegrias, decepções e esperanças no Altos da Glória

12-05 031

Posso definir o 2013 do Glória como surpreendente. O primeiro ponto a destacar foi o belo time montado pelo (agora ex) presidente Ivar Saraiva com um baixíssimo investimento, o menor dos últimos anos em Vacaria. Pontuo também a excelente contratação do técnico Fabiano Daitx. Um homem diferenciado, com uma visão incrível e que, com sua filosofia, quase alcançou a glória do acesso nos Campos de Cima da Serra.

A direção foi muito competente e criativa para montar o elenco em 2013, entretanto, pecou em alguns nomes e algumas atitudes. Baixas prematuras de jogadores que poderiam ser os atores principais do espetáculo pesaram muito para que, no segundo turno o rendimento da equipe caísse tanto.

Mas apesar dos pesares, uma coisa me deixou emocionado e realmente eu fico arrepiado ao lembrar deste fato e ouvir a partida novamente. Foi um domingo cinzento, dia 12/05, o Glória precisava de um milagre para superar o São Paulo-RG e chegar à final da Divisão de Acesso (havia perdido a ida no alçapão do Aldo Dapuzzo por dois a zero). O torcedor foi convocado e compareceu ao Altos da Glória. Foi até surpreendente chegar como de costume duas horas antes do jogo ao estádio e ver filas, mas filas enormes, que eu no alto dos meus 17 anos, só havia visto quando ainda era criança de uns sete ou oito anos, nos tempos mágicos de Sandro Sotilli e cia limitada. Infelizmente a vitória não veio, pior, perdemos para os comandados de Rudi Machado. Entretanto o ponto positivo de tudo isso foi o torcedor pegando junto com o clube da cidade, novamente.

O segundo turno posso definir como um minicampeonato de azar, muito azar. Em uma semana tudo foi por água abaixo. Jogando às 11h de um domingo de muito sol em Camaquã, o Glória perdeu três chances claras, já o Guarany teve um escanteio aos 50 minutos do segundo tempo e fez o gol da vitória. Triste. A recuperação parecia possível contra o time que não havia vencido no campeonato em 2013, o União Frederiquense. Mas aí contrariando a lógica, em uma quinta-feira de feriado de Corpus Christi, o Leão da Serra caiu na colina e tomou três a zero. O torcedor aí pensou: “bom, domingo de sol, jogando em casa, enfrentando o Gaúcho que não tem técnico, que não pontuou no certame, está virtualmente rebaixado, que viajou no dia, etc, etc, iremos nos recuperar”, mas dentro de campo o Glória foi pior que o Gaúcho de Sandro Sotilli e por sorte conseguiu um ponto. Resultado do jogo: um a um.

Em uma semana, sete dias, 168 horas e por aí vai, tudo que não poderia acontecer, aconteceu e a classificação para as quartas-de-final ficou distante.

Na outra semana, uma derrota natural para o Brasil-PEL no Bento Freitas (uma ressalva: o time de Fabiano Daitx jogou bem), depois em dois jogos, duas vitórias heroicas que de nada adiantaram, devido aos resultados paralelos, concretizaram a eliminação do Glória da Divisão de Acesso com a quarta melhor campanha do geral, a melhor posição que o Leão alcançou desde que caiu para a Segundona em 2007.

Depois de pagar os atletas todo o pensamento da direção focou-se na eleição presidencial. Havia todo tipo de boato na ruas, inclusive que o departamento de futebol fecharia as portas. E também teve fato concreto. Pela primeira vez na história teríamos uma eleição com duas chapas concorrendo, porém, no dia do pleito, surgiu o nome que agradou tanto oposição quanto situação, o nome de Décio Peixoto Camargo. Mais uma surpresa do ano.

12-05 081

Na foto: Alê Menezes, que ao lado de Sharlei, será dianteiro do Leão da Serra na Divisão de Acesso 2014.

Com o apoio de todos os conselheiros, Décio Camargo começou a montagem de um time sólido, experiente e que deixa o torcedor com vontade que chegue logo 2014.

Digo e repito: 2013 foi surpreendente e deixa esperanças para um 2014 de glórias e muitas felicidades ao torcedor do nosso querido Leão da Serra.

(Fotos: Rádio Fátima AM)

Até breve, Cancheiros!

Fraterno abraço!

Gabriel Dutra, da Porteira do Rio Grande para o Toda Canha!

Publicado em Glória com as tags , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *