Guia da Terceirona Bagual 2014 – Parte II

13

Sem perder tempo, o Toda Cancha torna público a segunda parte do Guia da Terceirona (primeira parte aqui). Dessa vez, as agremiações são do grupo A. Entre os tradicionais conjuntos estão Grêmio Esportivo Bagé, Farroupilha, Guarany de Bagé e Rio Grande. Comendo pelas beiradas e se aprochegando ao futebol profissional aparecem Estância Velha (Canoas) e São Gabriel.

Ceva teu mate, colhe as bergamotas e confere o que os nossos clubes estão preparando para esta Terceirona!

gremio esportivo bage escudo

GE Bagé

O jalde-negro da Rainha da Fronteira, depois do susto de uma possível paralisação do Departamento de Futebol Profissional, vem com entusiasmo para a peleia. Sob as mãos pensantes e cabeças atuantes de um colegiado – onde se vê velhos rostos conhecidos das ex-presidências –, o clube sonha (e trabalha intensamente em cima!!!) com a conquista de uma das vagas para a Divisão de Acesso.

A equipe foi montada numa mescla de atletas que já defendiam suas cores e algumas inovações, descendo do Maranhão ao nosso co-irmão Uruguai. Para as três vagas de maiores de 23 anos apostou-se em figurinhas já de casa: Evandro, Heberson e Tiago Rocha. Na comissão técnica topa-se novamente com os nomes de Murilo Costa e Andriani Padilha.

Com alguns contratempos, e dificuldades financeiras, foram feitos apenas dois amistosos (com times amadores da própria região) nos quais se obteve duas vitórias: 3×2 em Dom Pedrito e 4×0 em Bagé.

Cancha: Pedra Moura – capacidade de 10.000 cabeças;

Time base: Fábio; Alex, Heberson, Rafael Cendoya e Laércio; Evandro, Tiago Rocha, Fernando Lima e Luis Fernando; Maranhão e Anderson;

Estvelha

ACB Estância Velha

O Estância Velha é a novidade da Segundona de 2014, o time que na verdade é de Canoas e não de Estância Velha como pode se supor, estréia como profissional depois de ano disputando campeonato amadores pelos arredores da cidade. Contra o Guarani/VA a equipe disputou seu primeiro jogo como equipe profissional. Jogando no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, o time canoense levou 1 a 0 do Guarani. O amistoso serviu para o técnico Paulo Cunha encaminhar uma ideia de equipe titular para a estreia do Estância na Terceirona, que ocorrerá no próximo dia 23, no Estádio das Cabriúvas, em Encantado, diante do Sapucaiense.

O clube investiu com o objetivo de subir para a Divisão de Acesso. Entre os jogadores contratados está Baruch Lobo, meia de 22 anos de idade, formado nas categorias de base do Grêmio e que estava atuando no futebol da República Tcheca.

Cancha: Estádio das Cabriúvas – Encantado – 5000 almas

Time-base: uma grande incógnita;

simbolo-estrela

GA Farroupilha

A temporada de 2014 representa um MARCO HISTÓRICO para o Tricolor do Fragata. Após 40 anos de comando quase ininterrupto do Cel. Ewaldo Poeta, o clube passou por um processo eleitoral para escolher um novo ocupante para cargo máximo. Em dezembro do ano passado, o advogado Reginaldo Bacci foi escolhido o substituto. Poeta ainda tem função dentro do clube na presidência Conselho Deliberativo que passou por uma reformulação em seus quadros no mesmo dia do pleito.

Bacci assumiu o Farroupilha com o discurso de “respeitar a história e o legado deixado pelas pessoas que mantiveram o clube vivo até aqui mas reestruturar o que é necessário para que a instituição possa se atualizar e crescer”. O novo mandatário tem a missão de devolver o Campeão por 100 Anos para a Divisão de Acesso, depois de um ANGUSTIANTE rebaixamento marcado por problemas dentro e fora de campo em 2013.

Os ARES da mudança são visíveis no Nicolau Fico. O clube que já tinha angariado a tradição de ser o último a apresentar plantel e iniciar os treinamentos nos anos anteriores, desta feita foi um dos primeiros a se organizar para a disputa da Terceirona Gaudéria. Foi mantida a base de atletas que conseguiu reascender o orgulho dos tricolores após o rebaixamento, com um surpreendente desempenho na Copa Sul-Fronteira no segundo semestre de 2013. A comissão técnica chefiada por Géverton Duarte, que teve grandes méritos na citada campanha, também foi mantida.

A nova diretoria ainda propõe vários avanços no clube como um todo, que vão desde uma inédita campanha para atrair sócios torcedores – atualmente só existem sócios na área das piscinas, passam por reformulações na estrutura física (algumas já iniciadas), nas categorias de base e nas áreas social e de marketing. Ainda não tiveram tempo de efetivar tudo que haviam planejado, mas a amostra dada até agora é bastante alentadora.

Dentro de campo, a expectativa é que o Farroupilha esteja dentre os que brigam por uma das vagas no ACESSÃO 2015 e quiçá pelo título inédito da “Segundona”, até para ser retratado de uma grande DESENGANO que seu torcedor sofreu: em 2001, o Fantasma liderou a Série C de ponta a ponta mas na decisão deixou o título escapar para o Cachoeira. O Farrapo disputou e venceu dois amistosos na preparação para o campeonato. O primeiro por 3×2 frente ao Grêmio Lourenciano fora de casa e o último por 2×0 contra o 15 de Campo Bom, em Pelotas.

Cancha: Nicolau Fico – capacidade para 5.000 pessoas.

Time-base: Juliano; Willian Dilli (Leone), Fuca, Evandro Garcia e Rudieri; Alair, Juliano Madalena, Bruno Ratinho e Dudu; Luiz Eduardo e Kesler.

Guarany-FCGuarany FC

Sem muito alarde, diferente dos anos anteriores e reduzindo gastos, foi  iniciado os trabalhos no Estrela D’Alva para o ano de 2014 visando a disputa da INFERNONA 2014. O comando continua sendo do EL DELEGADO Marchiori que ainda espera a chegada de um zagueiro e um goleiro.

Mesmo com o grupo ainda sem estar 100% fechado, o Alvirrubro realizou 2 amistosos até agora: o primeiro foi contra o Milan, time amador de Porto Alegre, onde venceu por 4-0. Já o segundo embate foi contra o Grêmio Candiota, 3-0 foi o placar.

Muito se especulou que Gabirú estivesse retornando para Bagé. A verdade é que o clube tem sim interesse no retorno do jogador. No entanto, o Guarany ainda aguarda a rescisão de Adriano Gabirú no Conilon-ES para entrar em negociações com o jogador.

Da série A do Gauchão, chegou do Cruzeiro o atacante Gleisson, de 21 anos. Com passagens pelo Farroupilha e Riopardense, o DELANTERO que surgiu como um MIÚDO-MARAVILHA no Bento Freitas falou para os meios de comunicação do clube: “É um regulamento diferente, uma proposta nova para todos. A base do campeonato será de atletas menos rodados que querem adquirir experiência e estar na vitrine”

O Guarany aguarda também a chegada de Cléber Oliveira, que completará os 3 nomes acima de 23 anos. O meio-campista fará companhia ao zagueiro Fábio Souza e ao atacante Raphael Paraíba, recém chegado do Riograndense de Santa Maria.

Cancha: Estrela D’alva – 10.000 gentes

Time base: Elisson; Rudieri, Fábio Souza, Wagner e Edu; Iago Caliari, Vitor, Tainã e Cleber Oliveira; Gustavo Sapeka e Raphael Paraíba.

b- sc rio grande

SC Rio Grande

O VOVÔ aposta novamente nos comandos do treinador Julio Batisti. O pôfessor, que destacou-se pelo 14 de Julho em anos anteriores, desembarcou na Avenida Itália em 2013 com o intuito de alcançar o acesso pelo tricolor mais velho do país. Apesar de não ter conquistado o objetivo, o trabalho do comandante foi aprovado e terá sequência em 2014.

O começo da pré-temporada tem sido de altos e baixos. Se por um lado uma vitória convincente contra o sub-20 do Brasil de Pelotas no Bento Freitas trouxe boas perspectivas, por outro o empate contra o mesmo time Xavante e a derrota para o amador Barrense de São José do Norte colocaram a torcida do Mais Velho com os dois pés atrás antes do início do quebra-canela.

O elenco é formado por jogadores de várias partes do estado. Destaque para o goleiro Luciano, com 43 anos, e que ocupará uma das três vagas acima de 23 primaveras. O arqueiro foi um dos heróis do acesso do rival São Paulo a primeira divisão. Um dos outros destaque é o lateral/volante Rafael Pelézinho com passagens recentes por Riograndense-SM e São Paulo.

Cancha: Arthur Lawson – 4.000 xirús;

Time base: Luciano, Anderson, Gustavo, Jorge André, Alexandre, Michel, Leandro Hemeque, Rafael Pelezinho, Léo Jaques, Fabiano e Leandro Fernandes.

são gabriel

EC São Gabriel

O caçula do ludopédio pampeano vem com tudo. O presidente dos anos de glória está de volta, Roque Hermes. O técnico anunciado é MULTICAMPEÃO nas bases de Internacional e Juventude, Carlos Moraes.

O elenco foi formado de forma minuciosa. Aproximadamente 50 xirús foram a São Gabriel para uma bateria de testes com o intuito de integral o caçula do futebol gaúcho. De uma PEQUENA parceria com o Aimoré, vieram os jovens e já TARIMBADOS na Terceirona, Lukinhas e Axel.

Dentre os atletas acima da idade olímpica que o escrete MARECHALENSE definiu estão Serjão, atacante problemático e goleador na mesma proporção e o goleiro Anderson, ex-Esportivo.

Foram realizados três amistosos com três vitórias: 3×0 na Associação CASA DO FRANGO, 11×1 na Associação Rosário e 1×0 no Amigos FC (campeão citadino). Como a maioria das equipes, não há grandes expectativas. Mas não duvidem de Roque Hermes, o homem que levou o São Gabriel FC da Terceirona Gaúcha à Série C nacional em dois anos.

Cancha: Sílvio de Faria Corrêa – 8000 almas

Time-base: Axel;  Rafael Soares, Vagner, Ronan e Edu; Rodrigo Serena, Rafael Lima, Marquinhos, Guilherme; Jean (Lukinhas) e Serjão. DT: Carlos Moraes

a - ge sapucaiense

GE Sapucaiense

Na terra do ZOO, o leão da casamata é Ricardo Attolini. Depois de conseguir o acesso com o Passo Fundo em 2012 e com o novato Marau em 2013, o técnico vai a Sapucaia com pinta de Rei do Acesso. O rubro-negro metropolitano fez boa campanha na terceirona do ano passado e aparece como um dos favoritos ao acesso, apesar do limite de idade imposto nesse ano.

Durante a pré-temporada, a vitória no último amistoso contra o 15 de Novembro, em Campo Bom, animou os tauras do Sapuca. Sem muitas novidades no elenco, a aposta é nos conhecimentos do treinador e na dedicação da piazada que vestirá o manto rubro-negro.

A estréia será contra o noviço Estância Velha, de Canoas, na cidade de Encantado.

Cancha: Arthur Mesquita Dias – 2.500 gaudérios;

Time base: não se sabe;

FOTO: Futebol Gaúcho http://futebolgaucho.tumblr.com – na imagem, São Luiz e Caxias disputavam uma peleia pelo Gauchão de 99 no Estádio do Centenário.

Contribuíram para este CAOS informativo da Terceirona os amigos: Matheus Almeida, Marcos Ceron, Régis Nazzi, Kauê Monteiro, Cassios Diogo Shaab, Luísi Ribeiro, Vinicius Araújo, Natan Dalprá Rodrigues e Gustavo Werner. Pedimos desculpas pela escassez de informações sobre algumas agremiações, porém a redação foi aos quatro cantos deste pago atrás de relatos sobre suas preparações e algumas delas foram ocultadas por forças maiores. (ns) Assim que possível, atualizaremos o guia.

Abraços apertados, Equipe do Toda Cancha.

Publicado em Bagé, Estância Velha, Farroupilha, Guarany de Bagé, Rio Grande, São Gabriel, Sapucaiense, Terceirona 2014 com as tags , , , , , , , . ligação permanente.

3 Respostas a Guia da Terceirona Bagual 2014 – Parte II

  1. Zé Claudio diz:

    Por que a foto ilustrando é de dois times que nunca jogaram a terceirona?

  2. Régis diz:

    #1

    Para que não nos acusem de clubismo! (ns)

  3. Mateus diz:

    Caros amigos:
    Resido em Encantado e, segundo o site oficial da FGF, o jogo entre Estância Velha e Sapucaiense não será realizado amanhã, dia 23/03, no Estádio das Cabriúvas.
    No mesmo dia e horário, no mesmo local, haverá rodada dupla marcando o início do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Encantado, com jogos às 14h00min e às 16h00min.
    O jogo válido pela Segundona deve ter nova data divulgada na segunda-feira.
    Abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *