Série ‘Clubes Gaúchos’

CLUBES GAÚCHOS – S.C. Taquarense: um leão que nunca rugiu

Taquarense

Quem olha rapidamente para as paredes que desenham a esquina das ruas Marechal Floriano e Federação, pode pensar que naquele espaço, que resiste à aglomeração de prédios comerciais em uma área valorizada de Taquara, foi instalado um centro de treinamento do clube vermelho da capital. Mas basta olhar novamente para perceber o engano. O nome está lá, acima do distintivo, mas a inscrição “AMADORES” deixa tudo mais claro. A arte assimétrica no muro é o brasão do SPORT CLUB TAQUARENSE, também chamado de Leão da Encosta da Serra. Seguir…

CLUBES GAÚCHOS – Guarany de Cruz Alta (1ª Fase: 1913-1930)

GuaranyC1

Sempre há quem diga que se uma determinada coisa está na historia – bah, mas esse teu time é time de museu! – não está mais presente nos dias de hoje. Eu, ao contrário, acho que a historia é não apenas passado, como também uma força viva no presente, que se alimenta incessantemente do que aconteceu em outros tempos – sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra! Seguir…

CLUBES GAÚCHOS – Guarany de Cruz Alta (2ª Fase: 1942-1974)

GuaranyC2Lino Ceretta faz uma pausa, respira, nos oferece algo para beber, que educadamente aceitamos. Após esse momento, Lino diz: “agora vem a parte que eu vivi e que para mim é uma das mais especiais da história do Guarany – a era em que eu fui jogador”. Também pudera, Lino é o mais destacado arqueiro da história índia, o segundo atleta que mais disputou partidas pelo clube. Seguir…

CLUBES GAÚCHOS – G.E. Gaúcho: das rivalidades que fizeram nossa história

GremioGaucho

O Esporte Clube São Luiz de Ijuí, por muito tempo, não foi o único clube profissional da cidade das culturas diversificadas… Nos tempos áureos do futebol ijuiense, existiram no mínimo mais dois clubes que juntamente com o São Luiz, disputaram a segunda divisão do Gaúchão em alguns anos, ainda na época do semi-profissionalismo, estes clubes, ao contrário do Rubro desativaram seus departamentos de futebol e se distanciaram da história do futebol gaúcho, ficando só mesmo na história do futebol ijuiense. Seguir…

3 Respostas a Série ‘Clubes Gaúchos’

  1. José Carlos Corrêa Filho diz:

    Fiquei emocionado ao ler o artigo publicado, sou filho de ex-jogador do G.E.Gaúcho que militou no clube por dez anos. Parabéns pelo trabalho que faz menção aos clubes do interior do Rio Grande do Sul. Abração.

  2. Pablo Mateus Ochôa diz:

    Buenas …. gostei de todas as matérias de times que não estão mais em atividade , e acho que seria interessante fazer uma reportagem da cidade de Palmeira das Missões, pois à algumas décadas tem somente o Esporte Clube Palmeirense, mas pra quem é de lá sabe que até meados dos anos 70, tinha seu maior rival em atividade que era o Esporte Clube Ouro Verde, uma grande rivalidade na cidade que se passava de pai para filho e que hoje se perdeu no tempo.
    Gostaria de ver uma reportagem a respeito desse clássico de Palmeira das Missões.

    att
    Pablo Mateus Ochôa

  3. Marlon Krüger Compassi diz:

    Srs.:
    Adquiri hoje o livro do Lino Ceretta sobre o Guarany, de Cruz Alta. Li que ele publicou outros dois, sobre o Nacional e o Grêmio Rio Grandense. Alguém poderia me dizer onde adquirir estes outros dois??? (marloncompassi@gmail.com).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *